ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
Nascido no inicio do século XX, em Sergipe, Bispo do Rosário mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi internado aos 27 anos.
Há poucas informações sobre sua origem. Sabe-se que era de uma família de católicos. Ele se dizia "filho de Deus, adotado pela Virgem Maria, e 'aparecido' no mundo".
Sua inspiração surge após "sete anjos anunciaram que ele havia sido eleito pelo Todo Poderoso", e que sua missão na Terra consistia em "julgar os vivos e os mortos e recriar o mundo para o dia do juízo final". Conduzido por "vozes sagradas", fez cerca de 800 peças desfiando uniformes de manicômios, juntando lixo e sucata.
Sua convicção em cumprir a vontade divina, fez com que Bispo do Rosário nunca se submetesse à terminologia "artista". Respeitando e obedecendo o comando dos anjos, Criou todas suas peças com originalidade e e dotada de ricos detalhes. Entre as mais notórias, está o Manto da Apresentação - peça confeccionada em tecido, transmite um pouco da personalidade de seu criador, adicionada de bordados que ilustram contos e protagonistas saídos de seus próprios devaneios. Para o Artista do Fio, o uso palavras é imprescindível, tal característica pode ser notada em quase toda sua obra.
Durante 50 anos de internação - a maior parte na Colônia "Juliano Moreira", em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro - compôs também assemblages, estandartes e sua cama-nave.
O artista plástico, Arthur Bispo do Rosário, transpôs seus delírios, diagnosticado com esquizofrenia, com a criatividade (SILVA, 2013).
Na década de 1980, Hugo Denizart, fotógrafo e psicanalista, se deparou com as criações de Bispo do Rosário. Encantado com a história do artista, realizou o curta O Prisioneiro da passagem.A iniciativa foi terminante para o reconhecimento do trabalho do artista, fora dos muros da insanidade.
BIBLIOGRAFIA
Nas entrelinhas.Acessado em: 19 de agosto de 2015.
SILVA, Haroldo Caetano da. PAILI: Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator.Goiás: 2013.
COMPLEMENTOS
O PRISIONEIRO DA PASSAGEM (filme). Hugo Denizart.
LÁZARO, Wilson. Arthur Bispo do Rosário: século XX. Editora: Cosar e Naify
O PRISIONEIRO DA PASSAGEM (filme). Hugo Denizart.
LÁZARO, Wilson. Arthur Bispo do Rosário: século XX. Editora: Cosar e Naify
Nenhum comentário:
Postar um comentário