sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Leitura Obrigatória - O Capa Branca

O CAPA BRANCA - WALTER FARIAS, DANIEL NAVARRO

     O título faz referência ao uniforme utilizado no antigo hospício "Juquery", localizado em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo, fundado em 1898. 

     A história se passa na década de 1970. Nesta época, haviam quase duas vezes mais pacientes do que a capacidade de 9 mil internos; sendo considerado como a maior instituição psiquiátrica da América Latina.

     O livro do jornalista, Daniel Navarro, que conta a história de Walter Faria, ex-funcionário do hospício que se tornou paciente do mesmo.

     Em 192 páginas são descritas as lembranças do funcionário que sentiu a realidade dos internos na própria pele.
"O conceito de loucura é muito amplo e delicado. Muitos dos pacientes internados no Juquery estavam lá porque eram pessoas indesejáveis para a sociedade. Não havia um diagnóstico preciso dos problemas psicológicos, psiquiátricos ou mentais. Conviviam no mesmo ambiente, esquizofrênicos, alcoólatras, pessoas com síndrome de down, usuários de drogas ilícitas... a lista vai longe! Até presos políticos foram parar lá dentro e morreram sem que ninguém soubesse onde foram enterrados. No início do século 20, imigrantes japoneses chegavam ao porto de Santos e só porque tinham os olhos puxados eram considerados diferentes e acabavam internados no Juquery. A política da época era limpar as ruas e eliminar aquilo que parecesse diferente e não se enquadrasse nos padrões de normalidade da sociedade" - DANIEL NAVARRO em entrevista para  (EN)Cena


Nenhum comentário:

Postar um comentário