SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DA PRÁTICA - JOSÉ AUGUSTO BISNETO
A análise profunda das práticas institucionais é uma contribuição de suma importância e, paradoxalmente, de publicações insuficientes no constante processo de renovação do Serviço Social.
Sendo dinâmico, o cotidiano, o movimento de renovação é constante, portanto, faz-se necessário aplica-lo na realidade, tornando, deste modo, a análise crítica das instituições um dos assuntos do debate contemporâneo da profissão.
São várias as áreas que fornecem disponibilidade empregatícia para a/o Assistente Social, ganhando ênfase a prática profissional em organizações institucionais e, por isso, existe a necessidade de se recorrer a teorias sobre instituições.
O autor apresenta fundamentos históricos da Saúde Mental, o contexto das políticas neoliberais vigentes, adicionado ao embasamento teórico e metodológico para imposição da categoria nesta área de atuação, que busca e subintende historicamente a/o Assistente Social como deslocado, sem função predominante.
As mutações sofridas em nosso contexto histórico refletem no modo de funcionamento das instituições, resvalando diretamente mudanças na prática das/dos Assistentes Sociais.
Nesta obra, Bisneto, em particular, a/o Assistentes Sociais desde suas indagações primárias e seu desenvolvimento, até a dissolução em como realizar o atendimento ao usuário, garantindo e preservando o direito do mesmo, sem perder a criticidade e a identidade profissional durante o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário